A artrose metatarsofalangeana do hálux, ou articulação do dedão, é a artrose mais comum do pé. Ela acomete cerca de 2,5% da pessoas com mais de 50 anos, sendo mais comum na população feminina. Os sintomas mais comumente relatados pelos pacientes são:
- Dor ao mobilizar o hálux (dedão do pé)
- Edema (Inchaço)
- Volume ósseo na parte de cima do pé
- Limitação da mobilidade do dedão
- Tinel ou sensação de choque ao tocar na região
Vídeo demonstrando a articulação metatarsofalangeana com mobilidade normal.
Vídeo de paciente com artrose, hálux rígidus, com limitação da mobilidade.
Assim como a artrose de outras regiões que são mais conhecidas, como osteoartrose do quadril e osteoartrose do joelho a artrose da articulação metatarsofalangena ocorre por um desgaste progressivo da cartilagem que é responsável pela mobilidade dessas região.
Inicialmente os sintomas podem ser leves, mas, com o avançar do desgaste, eles podem ir aumentando a ponto de se tornarem incapacitantes.
Quais as principais causas artrose da metatarsofalangeana do hálux ?
As principais causas relacionadas a essa condição estão associadas traumas locais, tanto por pequenos traumas de repetição, como por sequela de uma fratura mais grave.
Causas:
Como saber se tenho artrose da metatarsofalangeana do hálux, o hálux rígidus?
A avaliação clínica, através de um exame médico detalhado, com a relização de testes de mobilidade e posicionamento da articulação fazem parte da avaliação inicial. Entretanto, exames de Raios X com carga, ou seja, aquele em que o paciente realiza o exame fazendo apoio do peso nos pés, assim como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética, podem acrescentar informações valiosas para definir o diagnóstico e escolher o tratamento.

Imagem de Raio X com carga, demonstrando (seta branca) alteração na articulação metatarsofalangeana do hálux, como a perda do formato ideal da articulação e bicos de papagaio, ou osteófitos.
Tem tratamento?
Existem diferentes opções de tratamento para a artrose metatarsofalangeana. A escolha da melhor opção depende diretamente do perfil de atividade do paciente, bem como do grau de desgaste da articulação e da intensidade dos sintomas e da deformidade.
As principais modalidade de tratamento são:
- Ajuste dos calçados e atividades
- Infiltração articular
- Queilectomia
- Prótese articular
- Artrodese metatarsofalangeana
O tratamento conservador, baseado no ajuste de calçados e atividades, visa reduzir a mobilidade e impacto local na articulação, reduzindo, dessa forma, a progressão do desgaste e os sintomas.
A infiltração, com corticoide e ácido hialurônico é uma excelente opção em casos iniciais, em que os sintomas inflamatórios articulares são muito exuberantes, e devem ser realizados sempre em associação como as medidas de ajuste de calçados e atividades.

Imagem demonstrando no circulo em azul, uma fina agulha realizando infiltração articular de corticoides + ác hialurônico na articulação metatarsofalangeana do hálux. Para melhor precisão, esse procedimento tem o auxílio de exames de raios X ou ultrassonografia.
Modalidades Cirúrgicas
Em casos nos quais existe um bloqueio da mobilidade do hálux pelo volume ósseo dorsal na articulação, aquele calombo que fica em cima do pé, mas a cartilagem ainda mantem algum grau preservação, a queilectomia, ou seja, a ressecção desse volume ósseo associado à reconstrução e retensionamento das estruturas ligamentares e capsulares é uma ótima opção. Entretanto com o passar dos anos, essa articulação pode ir degenerando, e necessitar de outros procedimentos associados.
Classicamente a cirurgia pode ser realizado de maneira aberta, entretanto, com o desenvolvimento das técnicas minimamente invasivas, essa opção tem sido cada vez mais utilizada nessa etapa do tratamento.

Gravura demonstrando na figura acima, a proeminência óssea que reduz a mobilidade, e abaixo o limite no qual deve ser ressecado para realização da queilectomia, para alivio dos sintomas.
Prótese e Artrodese
As técnicas de substituição articular para a metatarsofalangeana vem se desenvolvendo nos últimos anos. Após tentativas sem sucesso com implantes metálicos, as hemiartroplastias de interposição com implantes sintéticos vem demonstrando bons resultados. Essa é uma opção nos casos em que ainda existe mobilidade e não há uma deformidade grosseira.

Imagens do artigo científico: Prospective, Randomized, Multi-centered Clinical Trial Assessing Safety and Efficacy of a Synthetic Cartilage Implant Versus First Metatarsophalangeal Arthrodesis in Advanced Hallux Rigidus, demosntrando o implante sintético.
A artrodese consiste na cirurgia de fusão articular. Trata-se de um procedimento definitivo, com ótimos resultados, estando indicado em pacientes com alterações artríticas avançadas, deformidades grosseiras, alterações neuromusculares associadas, tais como Parkinson, AVC (acidente vascular cerebral) e paralisia cerebral por exemplo.

Imagem radiográfica demonstrando cirurgia de fusão articular (artrodese metatarso falangeana do hálux). Nessa caso foram utilizados placa boqueada de 2,8mm associados a parafusos.
Você apresenta sintomas ou diagnóstico de artrose metatarsofalangeana?
Procure um ortopedista especialista de confiança. Quanto mais precoce a artrose é identificada, maiores as chances de uma intervenção mais duradoura e com melhores resultados funcionais para o paciente.
Referências:
www.aofas.org
FAQ
1. Qual o melhor tratamento para o hálux rígidus?
O tratamento ideal depende deve ser individualizado, pois ele depende de muitos fatores, tais quais o tamanho da deformidade, o grau de evolução da artrose e grau de atividade do indivíduo. O tratamento pode variar de ajustes de calçados, passando por infiltrações articulares até cirurgias
2. O que é artrose no pé?
Artrose é um termo médico, utilizado para caracterizar a degeneração ou desgaste da articulação (região de mobilidade entre dois ossos). Pode acontecer em qualquer parte do corpo. No pé a região mais comum é na articulação do dedão, que caracteriza o hálux rígidus, ou artrose metatarsofalangeana.
3. O que é artropatia degenerativa metatarsofalangenaa do hálux?
Esse termo tem o mesmo significado de artrose metatarsofalangenaa do hálux ou hálux rígidus, e indica que houve desgaste da cartilagem dessa articulação.