Artrose Metatarsofalangeana (Hálux Rígidus)

Lesão dos Tendões Fibulares | Dr. Rodrigo Macedo
Tendinite dos Fibulares
junho 2, 2021
Dr Rodrigo Macedo - Especialista em Tornozelo e Pés
Médico Especialista em Tornozelos e Pés – São Paulo – Dr Rodrigo Macedo
julho 1, 2021
Artrose Metatarsofalangeana (Hálux Rígidus)

A artrose metatarsofalangeana do hálux, ou articulação do dedão, é a artrose mais comum do pé. Ela acomete cerca de 2,5% da pessoas com mais de 50 anos, sendo mais comum na população feminina. Os sintomas mais comumente relatados pelos pacientes são:

  • Dor ao mobilizar o hálux (dedão do pé)
  • Edema (Inchaço)
  • Volume ósseo na parte de cima do pé
  • Limitação da mobilidade do dedão
  • Tinel ou sensação de choque ao tocar na região

Vídeo demonstrando a articulação metatarsofalangeana com mobilidade normal.

Vídeo de paciente com artrose, hálux rígidus, com limitação da mobilidade.

Assim como a artrose de outras regiões que são mais conhecidas, como osteoartrose do quadril e osteoartrose do joelho a artrose da articulação metatarsofalangena ocorre por um desgaste progressivo da cartilagem que é responsável pela mobilidade dessas região.

Inicialmente os sintomas podem ser leves, mas, com o avançar do desgaste, eles podem ir aumentando a ponto de se tornarem incapacitantes.

Quais as principais causas artrose da metatarsofalangeana do hálux ?

As principais causas relacionadas a essa condição estão associadas traumas locais, tanto por pequenos traumas de repetição, como por sequela de uma fratura mais grave.

Causas:

Como saber se tenho artrose da metatarsofalangeana do hálux, o hálux rígidus?

A avaliação clínica, através de um exame médico detalhado, com a relização de testes de mobilidade e posicionamento da articulação fazem parte da avaliação inicial. Entretanto, exames de Raios X com carga, ou seja, aquele em que o paciente realiza o exame fazendo apoio do peso nos pés, assim como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética, podem acrescentar informações valiosas para definir o diagnóstico e escolher o tratamento.

Alteração na articulação metatarsofalangeana do hálux | Dr. Rodrigo Macedo

Imagem de Raio X com carga, demonstrando (seta branca) alteração na articulação metatarsofalangeana do hálux, como a perda do formato ideal da articulação e bicos de papagaio, ou osteófitos.

Tem tratamento?

Existem diferentes opções de tratamento para a artrose metatarsofalangeana. A escolha da melhor opção depende diretamente do perfil de atividade do paciente, bem como do grau de desgaste da articulação e da intensidade dos sintomas e da deformidade.

As principais modalidade de tratamento são:

  • Ajuste dos calçados e atividades
  • Infiltração articular
  • Queilectomia
  • Prótese articular
  • Artrodese metatarsofalangeana

O tratamento conservador, baseado no ajuste de calçados e atividades, visa reduzir a mobilidade e impacto local na articulação, reduzindo, dessa forma, a progressão do desgaste e os sintomas.

A infiltração, com corticoide e ácido hialurônico é uma excelente opção em casos iniciais, em que os sintomas inflamatórios articulares são muito exuberantes, e devem ser realizados sempre em associação como as medidas de ajuste de calçados e atividades.

Infiltração articular de corticoides + ác hialurônico na articulação metatarsofalangeana do hálux | Dr. Rodrigo Macedo

Imagem demonstrando no circulo em azul, uma fina agulha realizando infiltração articular de corticoides + ác hialurônico na articulação metatarsofalangeana do hálux. Para melhor precisão, esse procedimento tem o auxílio de exames de raios X ou ultrassonografia.

Modalidades Cirúrgicas

Em casos nos quais existe um bloqueio da mobilidade do hálux pelo volume ósseo dorsal na articulação, aquele calombo que fica em cima do pé, mas a cartilagem ainda mantem algum grau preservação, a queilectomia, ou seja, a ressecção desse volume ósseo associado à reconstrução e retensionamento das estruturas ligamentares e capsulares é uma ótima opção. Entretanto com o passar dos anos, essa articulação pode ir degenerando, e necessitar de outros procedimentos associados.

Classicamente a cirurgia pode ser realizado de maneira aberta, entretanto, com o desenvolvimento das técnicas minimamente invasivas, essa opção tem sido cada vez mais utilizada nessa etapa do tratamento.

Proeminência óssea que reduz a mobilidade | Dr. Rodrigo Macedo

Gravura demonstrando na figura acima, a proeminência óssea que reduz a mobilidade, e abaixo o limite no qual deve ser ressecado para realização da queilectomia, para alivio dos sintomas.

Prótese e Artrodese

As técnicas de substituição articular para a metatarsofalangeana vem se desenvolvendo nos últimos anos. Após tentativas sem sucesso com implantes metálicos, as hemiartroplastias de interposição com implantes sintéticos vem demonstrando bons resultados. Essa é uma opção nos casos em que ainda existe mobilidade e não há uma deformidade grosseira.

HÁLUX RÍGIDUS | Dr. Rodrigo Macedo

Imagens do artigo científico: Prospective, Randomized, Multi-centered Clinical Trial Assessing Safety and Efficacy of a Synthetic Cartilage Implant Versus First Metatarsophalangeal Arthrodesis in Advanced Hallux Rigidus, demosntrando o implante sintético.

A artrodese consiste na cirurgia de fusão articular. Trata-se de um procedimento definitivo, com ótimos resultados, estando indicado em pacientes com alterações artríticas avançadas, deformidades grosseiras, alterações neuromusculares associadas, tais como Parkinson, AVC (acidente vascular cerebral) e paralisia cerebral por exemplo.

Cirurgia de fusão articular | Dr. Rodrigo Macedo

Imagem radiográfica demonstrando cirurgia de fusão articular (artrodese metatarso falangeana do hálux). Nessa caso foram utilizados placa boqueada de 2,8mm associados a parafusos.

Você apresenta sintomas ou diagnóstico de artrose metatarsofalangeana?

Procure um ortopedista especialista de confiança. Quanto mais precoce a artrose é identificada, maiores as chances de uma intervenção mais duradoura e com melhores resultados funcionais para o paciente.


Referências:
www.aofas.org


FAQ

1. Qual o melhor tratamento para o hálux rígidus?

O tratamento ideal depende deve ser individualizado, pois ele depende de muitos fatores, tais quais o tamanho da deformidade, o grau de evolução da artrose e grau de atividade do indivíduo. O tratamento pode variar de ajustes de calçados, passando por infiltrações articulares até cirurgias

2. O que é artrose no pé?

Artrose é um termo médico, utilizado para caracterizar a degeneração ou desgaste da articulação (região de mobilidade entre dois ossos). Pode acontecer em qualquer parte do corpo. No pé a região mais comum é na articulação do dedão, que caracteriza o hálux rígidus, ou artrose metatarsofalangeana.

3. O que é artropatia degenerativa metatarsofalangenaa do hálux?

Esse termo tem o mesmo significado de artrose metatarsofalangenaa do hálux ou hálux rígidus, e indica que houve desgaste da cartilagem dessa articulação.

WhatsApp