Fasceíte Plantar
agosto 8, 2018
O Entorse do Tornozelo
agosto 8, 2018

Joanete (Hálux Valgo)

O joanete, nomenclatura popular do hálux valgo, é caracterizado por uma saliência na região medial da base do dedão (hálux), na articulação metatarsofalangeana. O surgimento dessa protuberância ocorre devido a um desalinhamento ósseo que pode ocorrer em diferentes pontos do primeiro raio (articulações interfalangeana, metatarsofalangena ou entre a cunha medial e o metatarso). Além disso, outras deformidades do retropé, podem estar relacionadas ao seu surgimento.

A ocorrência é predominante no sexo feminino, e além de fatores hereditários e relacionados a mobilidade das estruturas citadas, calçados inadequados, como aqueles com salto muito alto e câmera anterior estreita estão relacionados a patologia. Dentre os sintomas estão além da própria deformidade, dor local, rigidez da articulação e deformidade dos dedos adjacentes.

Dentre os sintomas estão além da própria deformidade, dor local, rigidez da articulação e deformidade dos dedos adjacentes. O tratamento pode variar desde a mudança de calçados aliado a algum tipo de exercício, até uma correção cirúrgica da deformidade. Existem várias possibilidades de procedimentos, desde cirurgias percutâneas (aquelas realizadas através de mínimas incisões) a cirurgias abertas, convencionais, a depender da origem e gravidade da deformidade. O mais importante é individualizar cada tipo de pé, de deformidade, e de paciente para selecionar o opção terapêutica ideal.

WhatsApp: (11) 96057-8247