O tendão fibular quarto é um tendão acessório, que em alguns casos pode levar a sintomas na região lateral do tornozelo. Nesses casos, o tratamento cirúrgico é a opção definitiva, no entanto em casos mais agudos e leves o tratamento conservador pode funcionar.
Introdução
Os músculos fibulares acessórios fazem parte de um grupo de músculos que podem ocorrer na região do tornozelo e pé como uma variante normal em algumas pessoas.
Dentre esses músculos, o que origina o tendão fibular quarto costuma ser um dos mais conhecidos, localizando-se no compartimento lateral da perna. No entanto, apesar de ser o mais conhecido ele não é o único.
Essa variante pode de apresentar de várias formas, como as descritas a baixo:
- Peroneus Quarto (PQ) (Otto)
- Fibular-calcâneo externo (Hecker)
- Peroneus accessorius (branco)
- Peroneus digiti quinti (Testut)
No entanto, essa terminologia foi simplificada englobando todas as variantes do compartimento fibular sob a definição de um músculo ou tendão fibular quarto como um músculo que surge no tornozelo, descendo medial e posterior aos tendões fibulares, e insere-se na parte póstero-lateral ou no mediopé.
Esse tendão apresenta inserção variável, como por exemplo:
- Região posterior do calcâneo
- 5º metatarsal
- Cubóide
- Nos tendões fibulares curto ou longo

Imagem ilustrativa demonstrando o compartimento lateral e os tendões fibular curto e longo, com o tendão fibular quarto mais posterior, ocupando espaço no sulco fibular.
A presença do Tendão Fibular Quarto provoca sintomas?
Normalmente é assintomático. No entanto, em algumas pessoas, pode aumentar o volume que fica contido pelo sulco retromaleolar, levando ao aumento de pressão e dor local, bem como predispor a lesão e tendinopatia dos fibulares a depender do local onde está inserido.
Sintomas
A dor lateral crônica do tornozelo é principal sintoma provocado pela presença do tendão fibular quarto. No entanto esse é um sintoma de apresentação muito comum no consultório e pode estar relacionado a diversas causas, como por exemplo traumas locais, fraturas por sobrecarga, torções entre outros.
No entanto, alguns fatores anatômicos podem levar a sintomas nessa topografia e devem ser investigados, principalmente em casos refratários. Os principais fatores implicados a dor nessa região são os músculos acessórios, principalmente o que origina o tendão fibular quarto, a hipertrofia do tubérculo fibular, ossos acessórios como os peroneum.
Vale ressaltar que, em uma parcela significativa dos casos, apenas a presença de uma estrutura acessória ocupando espaço no estreito sulco dos fibulares, pode ser a causa de dor por hiperpressão, ou instabilidade do tornozelo, por não permitir o funcionamento adequado dos tendões fibulares, principais eversores que agem na proteção dos entoreses.
Diagnóstico para Tendão Fibular Quarto
Após a suspeita clínica e exame físico detalhado, a ressonância magnética costuma definir o diagnóstico. Através desse exame, conseguimos ver a sua presença, bem como sua relação com as estruturas adjacentes.

Imagem de ressonância magnética em corte axial, demonstrando a presença do tendão fibular quarto no sulco dos fibulares.
Tratamento
O tendão fibular quarto, ao ocupar espaço no região retromaleolar pode levar tenossinovite, ou seja, inflamação dos tendões fibulares pelo atrito e diminuição de espaço local.
Nas fases agudas o tratamento da tenossinovite consiste em anti-inflamatórios, medicação, descanso, modificação de atividade, e em alguns casos até imobilização com botas ou tornozeleiras.
No entanto, em casos refratários a essas medidas ou casos mais crônicos, a excisão do tendão fibular quarto e músculo que o acompanha, associado ao reparo das estruturas já lesadas, pode trazer alivio significativo dos sintomas, sendo considerado o tratamento definitivo quando esse tendão está presente e causando sintomas.
Referências
A.ÖznurA.ArikA.Alanay – Peroneus quartus muscle as a rare cause of the chronic lateral ankle pain.
uptodate.com
FAQ
1. O que é músculo fibular quarto?
Todo tendão se origina em músculo e se conecta ao osso. Então o músculo fibular quarto é a unidade motora do tendão fibular quarto. Muitos laudos de exame como ressonância magnética ou ultrassonografia podem descrever a estrutura no laudo como tendão fibular quarto ou músculo fibular quarto.
2. Porque um tendão fibular quarto acessório dói?
Normalmente a dor associada a presença de um tendão acessório está relacionada ao processo de pressão pela ocupação do espaço onde outras estruturas estão localizadas, bem como pelo processo inflamatório local que seu atrito pode causar nas outras estruturas, principalmente os tendões fibular longo e curto.
3. Quem opera tendão fibular quarto?
O ideal é que o ortopedista, especializado em cirurgia do tornozelo e pé seja o médico a realizar o procedimento. O conhecimento profundo da anatomia local e das patologias dessa região o qualificam a realizar esse tipo de procedimento.
4. Como é feita a cirurgia pra ressecção do tendão fibular quarto?
Em geral uma pequena incisão é feita sobre a região onde o tendão se insere, e através de uma dissecção cuidadosa o mesmo deve ser inteiramente retirado. Muito importante também é a realização do tratamento das lesões associadas em outras estruturas, como fibular curto e longo ou ligamentos do tornozelo.