Joanete do Quinto Dedo (Bunionette)

Ossos Acessórios no Pé
agosto 11, 2021
Síndrome do Pé Caído
setembro 13, 2021

O Joanete do Quinto Dedo é uma deformidade muito comum, que costuma se apresentar como um aumento de volume doloroso da região lateral, parte de fora do pé.

Joanete do Quinto Dedo | Dr. Rodrigo Macedo

Imagem demonstrando na região do circulo verde a deformidade na região lateral do pé.

Essa deformidade possui vários sinônimos, entre eles:

  • Bunionette
  • Joanetilho
  • Joanete do Alfaiate
  • Joanete do dedo menor
  • Quintus Varus
  • Taillors Bunion
  • Joanete de Sastre

Como sei que tenho Bunionette ou Joanete do Quinto Dedo?

A joanete do 5o dedo é caracterizada pelo exagero de varismo do quinto pododáctilo e surgimento de uma proeminência no contorno lateral do pé, na altura da cabeça do quinto metatarsal. Esse volume, devido ao atrito constante com os calçados, fica constantemente inflamado, levando a formação de calos e bursites na região, que costumam ser o causador dos sintomas.

Quais as causas do Joanete do Quinto Dedo?

 A origem da deformidade é multifatorial, ou seja, muitos fatores estão incluídos na gênese da deformidade. Dentre elas estão a deformidade do quinto metatarsal, como demonstrado nas imagens abaixo e o uso de calçados de bico fino, que empurram o dedinho em direção aos outros dedos do pé.

Joanete do Quinto Dedo | Dr. Rodrigo Macedo

Imagem demonstrando varismo do 5o metatarsal, marcado pela abertura entre o 4o e 5o ossos, linhas em azul.

 

Joanete do Quinto Dedo | Dr. Rodrigo Macedo

Calçado de bico fino, que promove uma pressão local, realizando forças no sentido de aumentar a deformidade.

Quais exames são necessários para o diagnóstico?

O diagnóstico do jaonetilho é clínico! Ou seja, não depende de exames complementares. No entanto, as imagens de raios x definem o tipo de deformidade e são importantes para o planejamento do tratamento. Outro exame que pode ter papel importante é a resson6ancia magnética, que pode auxiliar na identificação de bursas, edema e processos inflamatórios associados.

Ressonância magnética, com edema na cabeça do 5º metatarsal | Dr Rodrigo Macedo

Imagem de ressonância magnética, com edema na cabeça do 5º metatarsal. demonstrando sobrecarga e processo inflamatório local.

Ele pode vir associado com outras alterações no pé?

A resposta para essa pergunta é sim! O joanete do dedo menor pode estar associado ao pé cavo, ao hálux valgus (joanete), pé plano.

Quem tem joanetilho tem maior risco de queda?

Alguns estudos já demonstraram associações entre quedas e distúrbios nos pés. Entre as associações significativas estão: fascite plantar (backlink), , hálux valgo e deformidade do dedo menor do pé (como por exemplo o joanete do alfaiate). Os resultados desses estudos mostram que, principalmente nos indivíduos mais idosos, existe uma propensão maior de desequilíbrio associado a essas alterações.

Qual é o tratamento do Joanete do Quinto Dedo?

Nos casos mais leves, e com sintomas iniciais, o tratamento conservador, ou seja, sem a realização de cirurgia costuma trazer ótimos resultados. Dentre as principais medidas podemos citar:

  • Uso de calçados com biqueira, ou câmara anterior larga, evitando os de bico fino.
  • Os antiinflamatórios não esteróides ou corticosteróides podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação.
  • Órteses siliconadas e macias colocadas sobre a área afetada podem ajudar a reduzir a dor.

Quando esse tratamento falha, ou a deformidade é grosseira, a cirurgia passa a ser  considerada. Dentre os procedimentos cirúrgicos as técnicas minimamente invasivas ou percutâneas vêm ganhando cada vez mais espaço, pois a partir de pequenas incisões (cortes) na pele de cerca de 1mm ou 2mm consegue-se  realizar a osteotomia e correção da deformidade. Entretanto existem casos específicos nos quais a técnica aberta tem melhor aplicação.

Osteotomia | Dr. Rodrigo Macedo

Imagem demonstrando várias opções de fresas para cirurgia percutânea, a direita, e uma osteotomia sendo realizada no desenho à esquerda.

Você apresenta sintomas de bunionette?
Procure um ortopedista especialista em tornozelo e pés de confiança. Quanto antes a avaliação for realizada, maiores as chances de sucesso no tratamento.


Referências:
The Journal of Foot and Ankle Surgery 44(3):236-45
www.acfas.org


FAQ

1. Como tirar o joanete do dedinho?

A correção da deformidade é realizada apenas através de procedimento cirúrgico. Esse pode ser através de método convencional ou percutâneo. No entanto o ajuste de calçados e uso de analgésicos nas fases mais intensas de dor podem aliviar muito os sintomas.

2. É muito diferente a cirurgia convencional da percutânea?

O princípio é o mesmo para ambas as técnicas. O que muda é a via de acesso. No entanto, para este caso específico as vias da cirurgias convencionais costumam ser pequenas e seguras, e trazem ótimos resultados.

3. Quanto tempo leva para recuperar da cirurgia do Bunionette?

O tempo de recuperação está diretamente relacionado à velocidade de consolidação da osteotomia (corte ósseo). A estimativa média de consolidação óssea gira em torno de 6 a 8 semanas. Tempo no qual o uso de calçado de solado rígido específico deve ser utilizado.

4. Qual o melhor tratamento para o joanete do alfaiate?

O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador. Ambos podem trazer excelentes resultados. A escolha depende do tipo de deformidade, da intensidade da mesma, dos sintomas apresentados pelo paciente e das condições que o mesmo tem para realizar um ou outro tratamento. Assim como a maioria das condutas médicas, as particularidades de cada indivíduo devem ser levadas em consideração para esta tomada de decisão.

 

WhatsApp