Joanete (Hálux Valgo)
agosto 8, 2018
Pé Plano Infantil
setembro 11, 2018

O Entorse do Tornozelo

O entorse do tornozelo é uma lesão muito comum, podendo corresponder a 25% de todas as lesões em um pronto-atendimento ortopédico. O principal mecanismo é o de supinação e inversão associado a flexão plantar. Sua apresentação clínica pode ser bastante variável, a depender da intensidade do trauma e da presença de lesões associadas. Um exame físico detalhado deve ser realizado em busca de lesões associadas e fatores predisponentes, através da palpação de todos os pontos chaves aonde podem ser encontradas essas lesões.

A solicitação de exames deve ser individualizada, e os exames radiográficos, tomografia e ressonância magnética devem ser orientados de acordo com os achados do exame físico e a da anamnese. O tratamento das lesões agudas baseia-se nos seguintes pilares: analgesia, controle do edema, preservação da amplitude do movimento, carga protegida, acompanhados de fortalecimento e propriocepção tão precocemente quanto possível. Quando a resposta ao tratamento não for a almejada, a primeira hipótese é sempre reabilitação incompleta. Outra possibilidade que deve ser descartada é o diagnóstico insuficiente, como, por exemplo, a presença de alguma lesão associada que não tenha sido identificada inicialmente e que mereça tratamento específico.




Exemplos de alterações encontradas nos exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada e Rx, após episódio de entorse, respectivamente.

WhatsApp: (11) 96057-8247